quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

2010/01/14: Brasileiro chega a Luanda em kart a pedal rumo à Africa do Sul 2010


Contacto do Zé em Angola:
+244-935395995



Quando a selecção angolana de futebol entrar em campo no próximo sábado, sua torcida nas arquibancadas terá um reforço extra. É o ciclista, ambientalista e fotógrafo brasileiro, José Geraldo de Souza Castro ("Zé do Pedal"), 52, membro do Lions Clube de Viçosa , Distrito LC12, que chegou a Luanda, capital da Angola, terminando assim a terceira etapa de sua viagem em um kart a pedal, fabricado na Holanda pela empresa BERG Toys (www.bergtoys.com) e preparado especialmente para a viagem, rumo à África do Sul, onde assistirá à primeira Copa do Mundo de Futebol a ser realizada no continente africano, "África do Sul 2010".

Zé do Pedal, que chegou a esta cidade com um atraso de 20 dias em sua programação devido a uma segunda malária (menos forte do que a primeira) e uma torção no tornozelo direito, devido às longas caminhadas por estradas de cascalho, foi recebido nesta capital pela Encarregada de Negócios da Embaixada Brasileira, Fabiana Moreira, quem está ajudando ao ciclista para renovar sua permanência em Angola.

Desde o começo da viagem, de 17.000 kms, em Paris, no dia 10 de maio de 2008, Zé do Pedal ja percorreu 13.500 kms, passando por: França, Espanha, Portugal, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritania, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria, Camarões, Gabão, Republica do Congo, Republica Democratica do Congo, e finalmente Angola. Daqui, Zé do Pedal segue em direção a Namíbia, Botswana e África do Sul, em uma jornada de 3.500 kms que terá seu final dia primeiro de junho de 2010 na cidade de Joanesburgo.

O Pedal Kart que esta sendo usado foi baseado no modelo BERG X-plorer X-treme e está equipado com pneus de alta durabilidade, aro em polietileno, transmissão de corrente blindada, barra de torção, quadro em aço, freio a disco nas duas rodas traseiras, 7 marchas, farol, assento anatómico, Santo António, sistema anti furto, lanternas de LEAD, teto solar, espelhos retrovisores, e odómetro.

Zé do Pedal informou que a terceira etapa da viagem, Lagos-Luanda, “foi a mais difícil de todas, principalmente devido a instabilidade política na República Democrática do Congo que atravessa uma guerra civil desde mediados de 2008. O governo da Rep. Dem. do Congo me ofereceu, através de nossa embaixada em Kinshasa, uma escolta para cruzar o país, porem o custo era alto e resolvi encarar os quase 300 quilómetros que separa a capital de Sangololo sózinho”.


A passagem por um dos mais belos países da Africa do Oeste, a Nigéria, também foi difícil. “Quando eu ainda estava em Lagos, confrontos entre a polícia e membros do grupo radical Islâmico Boko Haram (uma seita islâmica radical pró-talibã nos Estados de Bauchi e de Yobe) e que se propagou por toda a região norte do país, no mais brutal episódio de violência religiosa no país desde novembro de 2008. O confronto armado deixou um saldo de mais de 300 mortos e terminou após a execução, sumária, do líder do movimento, Mohammed Yusuf”.

Os assaltos nas estradas são outra constante, e Zé do Pedal sofreu 2 tentativas de assalto. “A primeira vez populares que passavam em uma mini-van se deram conta que alguma coisa estava errada e pararam. Na segunda, um carro da policia passava no local na hora e pedi socorro”.


Zé do Pedal ficará em Luanda uma semana resolvendo o problema de sua permanência no pais “faltam ainda percorrer mais de mil quilómetros em território angolano e minha permanência no pais é por apenas 16 dias mais. Enquanto não resolve o problema da permanência, o ciclista estará nas arquibancadas do Estádio 11 de Novembro engrossando a torcida angolana em sua participação na Copa Africana de Nações, a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano.


Após sair de Angola Zé do Pedal, que já cumpriu mais de 80% da viagem, segue em direcção à Namíbia, Botsuana e finalmente África do Sul, onde pensa chegar, na cidade de Joanesburgo, dia primeiro de Junho deste ano.

De acordo com o ambientalista, o objetivo da viagem é chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visão das crianças no mundo inteiro, principalmente nos países mais pobres, a Catarata e a Glaucoma, e divulgar a grande campanha do Lions Clube Internacional para combater a cegueira evitável, o programa SightFirst (Visão Primeiro), lançado pelo clube de servico em 1989. (Zé do Pedal é membro do Lions Clube de Vicosa, MG, Brasil)

O trabalho do Lions Clube Internacional de combate à cegueira começou em 1925, quando Helen Keller desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão" durante a Convenção Internacional da associação. Hoje, os Leões são reconhecidos em todo o mundo pelos serviços prestados aos cegos e deficientes visuais. Os Leões demonstram seu compromisso com a conservação da visão por meio da reciclagem de óculos, de parcerias com organizações oftalmológicas e de inúmeros outros serviços relacionados à visão.

O SightFirst foi lançado pelo Lions em 1989 para combater a cegueira evitável. Lamentavelmente, 80% das pessoas cegas, em nível mundial, eram desnecessariamente privadas da visão. Por meio do SightFirst, o Lions tem actuado na prevenção da cegueira oferecendo suporte para cirurgias de catarata, ajudando a construir ou expandir clínicas e hospitais oftalmológicos, distribuindo medicamentos protectores da visão e treinando profissionais da área oftalmológica.


Porem não apenas a visão recebe atenção do Clube de Serviço. As grandes catástrofes mundiais, como o Tsunami, por exemplo, também estão dentro dos objectivos de ajuda da Fundação Lions Clubs International (LCIF, siglas em inglês), que já se mobilizou para socorrer (e paliar um pouco a dor) o povo haitiano face ao terramoto que assolou o país.

A direcção do Lions Clube Internacional, com sede em Oak Brooks, Estados Unidos, está em contacto com o Lions no Haiti, bem como em países vizinhos da América Latina, para avaliar a situação e determinar as necessidades imediatas e como Lions e LCIF pode melhor ajudar. A LCIF já concedeu um apoio imediato de 50.000 dólares do seu programa “Major Catastophe Grant” para ajudar nas necessidades imediatas das vítimas do devastador terremoto de 7.0 na escala Richter que a ilha sofreu na noite de terça-feira 12 janeiro, quando grande parte da capital, Port-au-Prince, foi destruída, e estima-se que 3 milhões de pessoas, quase um terço da população do país, tem sido afectada pelo terramoto e se desconhece o numero exacto de vítimas e continuam os esforços de resgate continuam.

As pessoas que desejarem podem ajudar o Lions haitiano e Lions Clubs International Foundation para responder a esta catástrofe com uma doação designado para o "LCIF Haiti Earthquake Relief". Para isso basta apenas entrar em contacto com qualquer Lions, de qualquer cidade ou país e fazer sua doação.

As pessoas que tiverem dificuldade de encontrar um Lions Clube perto de sua residência podem entrar em contacto com o Zé do Pedal (zedopedal@gmail.com) quem fornecerá os contactos necessários.

As viagens, e os projectos sociais, do Zé do Pedal:

1981/82 Brasil-Espanha em Bicicleta
1983/86 Volta ao Mundo em Bicicleta – Campanha Contra o Cancer
1985 Cruzou o Japao em Velocipede – Campanha para as crianças da Etiopia
1987 Chui-Brasilia em Velocipede - Campanha para as crianças do Nordeste
1996 America do Sul em motocicleta
2002 Rio Sao Francisco em pedalinho (De Tres Marias ao Pontal do Peba) - Campanha de conscientizaçao contra a poluição do Rio Sao Francisco
2004/05 Nova York-Dzilan de Bravo (Mexico) em pedalinho pelo mar. 10.000kms - Campanha de conscientizaçao contra a poluição da agua no Planeta
2007 Cruza a Baia da Guanabara em um barco feito com 240 garrafas Pet - Campanha de conscientizaçao contra a poluição da Baia da Guanabara
2007 Piracicaba-Borborema (Rio Tiete) em um barco feito com 240 garrafas Pet - Campanha de conscientização contra a poluição dos rios Tiete - Parana
2008/10 Paris-Joanesburgo em um Kart a Pedal - Campanha de conscientização sobre Glaucoma e Catarata e divulgação do Programa SightFirst do Lions Clube Internacional. Saída Paris: 10 de maio de 2008. Chegada a Johannesburgo; 1 de juno de 2010. Posição actual: Luanda - Angola. Distância Total: 17.000 kms. Distância já percorrida 13.500kms. Distância a ser ainda percorrida: 3.500 kms. Países Visitados: França, Espanha, Portugal, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritania, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, República Democrática do Congo e Angola. Países a serem visitados: Namíbia, Botswana e Africa do Sul.

Mais informações sobre SigthFirst:


Amigos que colaboram com o projecto:

Rosfrios Alimentos * suplementos
BERG Toys * kart a pedal
BERG Toys do Brasil * apoio logístico
Deuter do Brasil * material de camping
Foto Universitario * material fotografico
Buynet * provedor de internet
Albergues Privados do Caminho de Santiago * albergues e alimentação
Caminho do Sol-Brasil * produtos para a viagem
Fernanda Paz - Mindo Falcão * produtos para a viagem

———————

"Nos últimos 70 anos, a população do Planeta triplicou. A demanda da água aumentou 6 vezes. Mantidos os padrões atuais, em 2025, 4 bilhões de seres humanos não terão acesso à água"

"Agua: uma gota, uma vida.. preserve-as.
Por mim... por você... pelo Planeta..." Zé do Pedal