domingo, 27 de setembro de 2009

2009/09/27: Brasileiro em kart a pedal chega aos Camarões rumo à Africa do Sul


Contacto do Zé na República dos Camarões:
+237-79441396


Depois de visitar 12 países da Europa e África do Oeste, pedalar 2.000 horas e rodar 11.300kms em um kart a pedal (produzido pela empresa holandesa Berg Toys) desde Paris a Joanesburgo, o ciclista, ambientalista e fotógrafo brasileiro José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), 52, ja está na Africa Central em sua primeira escala da terceira etapa de sua viagem rumo à patria de Mandela onde pensa assistir à primeira Copa do Mundo de Futebol realizada no Continente africano.

Zé do Pedal foi recebido em Yaounde, capital da República dos Camarões, onde chegou debaixo de uma forte chuva tropical, pelo Embaixador do Brasil nesta cidade, Orlando Galveas e demais membros da representação diplomática.


Desde o começo da viagem, de 17.000 kms, em Paris, no dia 10 de maio de 2008, Zé do Pedal já percorreu 11.300 kms, passando por: França, Espanha, Portugal, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritania, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin e finalmente, Nigeria e Camarões. Daqui, Zé do Pedal segue em direção à Guineia Equatorial, Gabao, Congo, República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul, em uma jornada de 5.700kms que terá seu final dia primeiro de junho de 2010 na cidade de Joanesburgo.

O Pedal Kart que esta sendo usado foi baseado no modelo BERG X-plorer X-treme e está equipado com pneus de alta durabilidade, aro em polietileno, transmissão de corrente blindada, barra de torção, quadro em aço, freio a disco nas duas rodas traseiras, 7 marchas, farol, assento anatómico, Santo António, sistema anti furto, lanternas de LEAD, teto solar, espelhos retrovisores, e odometro.

De acordo com o ciclista, a parte da viagem entre Lagos até á saída da Nigéria foi a mais difícil de todas e lamentou a falta de segurança no país. “Foi difícil e estressante a passagem por um dos mais belos paises da Africa do Oeste. Quando eu ainda estava em Lagos, confrontos entre a polícia e membros do grupo radical Islâmico Boko Haram (uma seita islâmica radical pró-talibã nos Estados de Bauchi e de Yobe) e que se propagou por toda a região norte do país, no mais brutal episódio de violência religiosa no país desde novembro de 2008, quando mais de 700 pessoas dentro e ao redor da cidade de Jos morreram.

O confronto armado deixou um saldo de mais de 300 mortos e terminou após a execução, sumária, do líder do movimento Mohammed Yusuf.

Outra grande preocupação do ciclista na Nigéria era o temor a sequestro, principalmente após passar a ponte sobre o rio Niger e entrar no estado do Delta, onde grupos extremistas se opõe à exploração de petróleo por empresas ocidentais e usam o sequestro para intimidar (e pedirem fortes somas de dinheiro para a compra de armas e manutenção das tropas). Os assaltos nas estradas são outra constante, e Zé do Pedal sofreu 2 tentativas de assalto. “A primeira vez populares que passavam em uma mini-van se deram conta que alguma coisa estava errada e pararam. Na segunda, um carro da polícia passava no local na hora e pedi socorro.”

Após cruzar a África Central Zé do Pedal pensa fazer uma pausa em Angola, para assistir à Copa Africana de Nações, a principal competição de futebol do continente africano.



De acordo com o ambientalista, o objetivo da viagem é chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visão das crianças no mundo inteiro, principalmente nos países mais pobres, a Catarata e a Glaucoma, e divulgar a grande campanha do Lions Clube Internacional para combater a cegueira evitável, o programa SightFirst (Visão Primeiro), lançado pelo clube de servico em 1989. (Zé do Pedal é membro do Lions Clube de Vicosa, MG, Brasil)

Conhecendo mais...

GLAUCOMA: É uma doença que tem como característica principal a perda progressiva do campo visual associada com atrofia também progressiva do nervo óptico. Esses sinais podem estar ou não associados com um aumento da pressão intra-ocular. Além disso, o paciente pode ou não referir dor ocular. Quando não há dor ocular, a maioria dos pacientes só percebe que há alguma coisa errada com sua visão quando a doença já está avançada. São várias as causas do glaucoma, mas as mais comuns são aquelas onde existe um aumento na produção do humor aquoso ou uma dificuldade no seu escoamento. Dependendo da causa e do estágio em que a doença é detectada, o tratamento pode ser feito com remédios, laser, ou cirurgia.

CATARATA: Ocorre quando o cristalino fica opacificado. A causa mais comum é a senil, ou seja, todos nós, mais cedo ou mais tarde, vamos apresentar algum grau de catarata quando estivermos em uma idade mais avançada. Existem também inúmeras outras causas que podem fazer com que a catarata apareça antes da senilidade, como por exemplo, traumas e doenças metabólicas. No início, pode-se tentar a melhorar a visão do paciente com o uso de óculos, mas vai chegar uma hora em que o paciente não terá uma visão útil mesmo com os seus óculos, quando então é feita a cirurgia. O ato cirúrgico consistem em retirar o cristalino opacificado e substituí-lo por uma lente intra-ocular. Alguns dos pacientes, mesmo após a cirurgia, ainda necessitarão do uso de óculos.

Mais informaçoes sobre SigthFirst:


Amigos que colaboram com o projeto:

Rosfrios Alimentos * suplementos
BERG Toys * kart a pedal
BERG Toys do Brasil * apoio logístico
Deuter do Brasil * material de camping
Foto Universitario * material fotografico
Buynet * provedor de internet
Albergues Privados do Caminho de Santiago * albergues e alimentação
Caminho do Sol-Brasil * produtos para a viagem
Fernanda Paz - Mindo Falcão * produtos para a viagem
———————

"Nos últimos 70 anos, a população do Planeta triplicou. A demanda da água aumentou 6 vezes. Mantidos os padrões atuais, em 2025, 4 bilhões de seres humanos não terão acesso à água"

"Agua: uma gota, uma vida.. preserve-as.
Por mim... por você... pelo Planeta..." Zé do Pedal