quinta-feira, 23 de outubro de 2008

08/10/23: Zé do Pedal a caminho de Sidi-Achsennir - Grande Deserto do Sahara


Relato fornecido hoje pelo PCC Brito Rocha, após conversa telefónica com o Zé:

"Depois de passar um dia de descanso na pequena e bonita praia de Tan-Tan o Zé iniciou a sua caminhada pedalando já em pleno Deserto do Saara - muito parecido com o Deserto da Baixa Califórnia no México: muita pedra, muito seco e quase sem vegetação e a que há é rasteira. Temperatura de 38ºC.

Já está a 370Km a Sul de Agadir e a 600Km de Dakhla onde tomará o barco que o PDG Jorge Albergaria arranjou afim de chegar à Capital da Mauritânia - Nonakchott- afim de evitar a passagem por uma área muito perigosa onde há imensos conflitos e raptos.

A sua alimentação neste momento é feita de cebola, tomate e pepino e latas de sardinha. Leva consigo uma bilha com 15 litros de água que aumenta o peso da sua trotinete. Faz café com pedaços de madeira que encontra à beira da estrada fazendo uma fogueira. Faz imenso vento o que lhe dificulta o andamento.


Está a 70Km de Sidi-Achsennir, mas dado o vento não vai conseguir atingir esta localidade, pelo que calcula ficar a 30Km, dormindo à beira da estrada, que é alcatroada e tem algum movimento. É a partir deste localidade que o Zé vai enfrentar as verdadeiras dunas de areia do Deserto até Dakhla.

É este o relato que me forneceu sempre com boa disposição, feliz e satisfeito com a população com que se cruza e param para com ele falar. A sua trotinete e o atrelado têm bem visíveis a Bandeira do Brasil e o Emblema Lions.

Um Xi do Coração envia a todos Companheiros e Amigos do Brasil e Portugal."