sábado, 7 de fevereiro de 2009

07/02/09: Zé no Forum Leonístico All Africa


O brasileiro José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), 51, membro do Lions Clube de Viçosa, DLC12, APLIONS e CIRCLE, está em Ouagadougou, capital de Burkina Faso, onde assistiu, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, ao 14°. Congresso All Africa, que teve como tema central: 'TRABALHO : MILAGRE contra a pobreza', organizado pelos Distritos Africanos e contou com a presença de representantes de todos países Africanos além de delegados de outros continentes (Ásia, Europa, Americas).


O objetivo desta conferência é continuar a estabelecer vínculos, consolidar a irmandade e reforçar a amizade entre os povos africanos e também reforçar o papel da sociedade civil no desenvolvimento.

Durante o evento foram realizados treinamentos de lideranças regionais visando preparar os membros dos diversos Distritos Lions da Africa para funções gerenciais dentro do clube e dentro de suas comunidades, desenvolvendo as seus conhecimentos nas áreas de comunicação, motivação, dinâmica de grupo, equipe de gestão.


Os trabalhos foram dirigidos pelo ex-presidente internacional do Lions Clube, Mahendra Amarasuyia.

A próxima conferência All Africa, será realizada entre os dias 3 e 6 de fevereiro de 2010 na cidade marroquina de Marraquech (http://www.allafrica2010.com)

Zé do Pedal retorna ainda hoje ao Senegal para continuar sua viagem rumo a Africa do Sul.

O grande programa SightFirst também estará em pauta e irá reunir os representantes de todos os Distritos Africanos afim de promover o programa na África.

Os Leões são conhecidos em todo o mundo por seus serviços em prol da visão e o programa foi criado quando Helen Keller desafiou os Leões a se tornarem cavaleiros dos cegos na cruzada contra a escuridão, durante a Convenção Internacional da associação em 1925.

Desde então os membros dos Lions Clubes, em todo o mundo, trabalham com projetos relacionados com a visão, principalmente na prevençao da cegueira curável e evitável (em 1930 a bengala foi criada pelo Lions Clubes para ajudar os cegos a se deslocarem). Escolas para treinar cães guias para cegos também são patrocinadas pelo Lions Clube.

Através da campanha SightFirst, membros do Lions são reconhecidos como líderes mundiais no que diz respeito ao controle de doenças relacionadas com a visão, desempenhado um papel significativo no combate à catarata, um grave problema de saúde pública em vários países, principalmente nos menos desenvolvidos, conscientizando os governantes sobre a importância de apoiar o contrôle da cegueira, fazendo com que esta questão seja reconhecida como uma verdadeira ameaça para a saúde pública.

Atuando localmente e pensando globalmente, um dos grandes objetivos do Lions Clube é erradicar a Oncorcescose (doença dos rios) da América do Sul até o ano de 2010 e da África até 2020. Outra meta é erradicar o Tracoma até 2020.