segunda-feira, 3 de novembro de 2008

08/11/03: Zé do Pedal ja está "rodando" no Sahara e completa 5.000kms de viagem


Contacto do Zé do Pedal em Marrocos: +212-55783251

"O Sol que aquece a alma é o mesmo que derrete o asfalfo" (Zé do Pedal)

O brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 51, membro do Lions Clube de Viçosa, chegou esta manhã a Boujodour, em pleno deserto do Sahara, depois de "rodar", em quase 6 meses, mais de 500kms de deserto e completar 5000kms de sua viagem por 20 países da Europa e África, percorrendo 17.000kms em um kart a pedal, fabricado na Holanda pela empresa BERG Toys (http://www.bergtoys.com) especialmente preparado para a odisseia, rumo a Johannesburg, África do Sul, onde assistirá à Copa do Mundo de Futebol "África do Sul 2010".


A marca, que supera as 2 das viagens anteriores utilizando transporte similar (2.500kms no Japão, 1985, e 4.300kms no Brasil, 1987, Chui-Brasília) e representa uns 30 por cento do total da viagem, foi alcançada a menos de 30kms da cidade de Boujdour (nome atribuído pelos portugueses e que, em Portugal, tem como significado "o último limite do homem e do seu mundo". Fernando Pessoa em seu poema inesquecível rezou os seguintes versos: "Mar Português... Tudo vale a pena se a alma não é pequena, quem quiser passar além do Bojador, tem que passar além da dor", em uma clara alusão às grandes navegações que valeram aos portugueses a conquista de outras latitudes: "ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal"!) no quilometro 1559 da estrada nacional 1, que liga a cidade de Tanger a Lagouiria (2476 quilómetros), na fronteira com a Mauritania. Na cidade existe uma antiga fortaleza portuguesa. Na última segunda-feira, dia 27, José conseguiu sua melhor performance desde sua saída de Paris, no dia 10 de maio: cobriu os 101 quilómetros entre Tarfaya e Laayoune em 11 horas. O tempo fresco e com o vento de norte para sul ajudou a percorrer esta distância.

Zé do Pedal informou que, "graças ao 'inverno', a temperatura não está muito alta e a maior até agora foi de 41 graus. Às 7 da manhã o Sol aquece a alma e ao meio dia derrete o asfalto. Por sorte estou viajando no 'inverno' e o sol não está muito forte, a temperatura média está por volta dos 40 graus e venta bastante, o que diminui a sensação térmica. Tive muita sorte ao chegar a Laayoune, pois choveu 2 dias seguidos o que refrescou bastante. A alimentação está sendo feita a base de legumes, frutas e uma ou outra lata de sardinha".

"A viagem está transcorrendo normalmente sem nenhuma novidade. Venho mantendo contacto com os amigos portugueses Brito Rocha, Julia Lima, Henrique Veludo e Jorge Albergaria. Também estou em permanente contato com membros das Nações Unidas na região do Sahara e com a Embaixada Brasileira em Rabat através do Vice-Cônsul, Luiz Geraldo Magalhães Moraes quem, junto ao Embaixador Virgílio Moretzsohn de Andrade, contribuíram para conseguir os vistos da Mauritania e Senegal".


Amanhã Zé do Pedal parte rumo a Dakhla, a 350kms, onde pensa tirar umas pequenas férias de uns 15 dias. "Agora estou cruzando o que seria a parte mental mais difícil da viagem: daqui até Dakar, no Senegal, são 1740kms de muito sol e areia, porém estou feliz com a forma como a viagem está a decorrer e pela forma extraordinária de ajuda e de solidariedade que tenho recebido ao longo do percurso, sobretudo nesta zona onde as dunas de areia do Sahara e o mar bravo são a paisagem que me acompanha. Nao são poucas as ofertas de água, pão, fruta, etc., que constantemente são oferecidos pelos motoristas dos caminhões que transportam peixe dos portos de Laayoune e de Dakhla. Após seis meses de viagem, acho que é hora de dar um descanso ao corpo e tentar colocar a coluna, um pouco, no lugar".


Zé do Pedal vem registrando a viagem em seu novo blog http://www.zedopedal.skyrock.com onde, pelo menos uma vez por mês, ou quando encontra facilidades para acessar a Internet, coloca algumas fotos e informações da viagem: "assim, fica mais facil aos meus amigos acompanharem um pouco mais de perto a viagem".

O meio ambiente preocupa

Zé do Pedal lamentou o pouco caso das autoridades com o meio ambiente: "é incrível a quantidade de lixo que venho encontrando ao longo dos quase 2000 quilómetros percorridos aqui no Marrocos, principalmente no deserto. O maior absurdo foi quando passei por Sidi Akhfinir, a parte dos fundos da guarda costeira é um verdadeiro deposito de lixo. Os guardas simplesmente jogam, diuturnamente, o lixo no grande penhasco à beira mar. Grande parte deste lixo fica "dependurado" nas fendas das rochas. O que consegue cair ao mar tem outros destinos: Ilhas Canárias, Europa, Américas, África do Sul e, o que não consegue "carona" nas correntes marítimas que o leve além-mar, fica mesmo na costa marroquina. Durante a limpeza das ruas na cidade de Tanger, que foi inundada durante as fortes chuvas da última semana, foi possível observar os tratores removendo, junto ao lodo, toneladas de lixo dos bueiros".

O objectivo da viagem

O objectivo da viagem é chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visão das crianças, em todo o mundo, principalmente nos países mais pobres, Catarata e Glaucoma, assim como difundir a grande campanha do Lions Clube Internacional: o programa SigthFirst (Visão Primeiro).


Um pouco sobre o Lions*

A Associação Internacional de Lions Clubes comemora seus 91 anos de fundação, que teve como primeiro presidente o Dr. William P. Woods e secretário Melvin Jones (Idealizador e Fundador), cargo que ocupou até sua morte em 1° de junho de 1961.

Nestes 90 anos, a entidade formada por homens e mulheres imbuídos no Servir desinteressado, que estão aptos a realizar atividades, voltados ao engrandecimento de nossa sociedade e valorizar o ser humano, tem se destacado como a maior Organização Não Governamental do mundo, respeitada e admirada por líderes de todas as nações.

A histórica convenção do Lions ocorrida em Dallas, de 8 a 10 de outubro de 1917, onde trinta e seis delegados, representando 22 clubes de nove estados, aprovaram a designação "Lions Clubes" e o estatuto, regulamentos, objetivos e o Código de ética foram referendados.

Em três anos, a associação tornou-se internacional, com a fundação do primeiro clube no Canadá e no decorrer dos anos, a expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia, África, América do Sul e Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Com o discurso de Helen Keller na Convenção Internacional em 1925, ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão", com o envolvimento dos Lions Clubes no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

Com o grandioso Programa de Visão, o Lions Clube Internacional tem compromisso com os jovens, o trabalho para melhorar o meio ambiente, construção de casas para os deficientes, conscientização acerca da diabetes, programas auditivos e através da Fundação oferecer auxilio às vitimas de catástrofes em todas as partes do planeta.

Os associados formam uma rede internacional com 1,3 milhão de homens e mulheres, distribuídos em 200 países e regiões, trabalhando desinteresadamente para responder às necessidades enfrentadas pelas comunidades em todo o mundo.

Nestes 91 anos, o Lions reafirma o compromisso de conservação da visão, através do programa internacional SightFirst e do dia mundial da Visão, em parceria global com órgãos das Nações Unidas, organizações oftalmológicas, filantrópicas e profissionais da área de saúde. Com a coleta e reciclagem de óculos que são distribuídos aos países em desenvolvimento, especialmente em maio, que é o mês do programa leonístico de reciclagem em prol da visão.

A Associação Internacional se modernizou, com a inclusão de Jovens(LEOs) e o reconhecimento da Companheira Leão, que muito tem colaborado para o engrandecimento do movimento que abraçamos.

Na ampliação de sua atuação internacional, o Lions Clube colaborou com as Nações Unidas a construir as seções de organizações não governamentais, em 1945, e continua mantendo cadeira cativa e sua posição de caráter consultivo junto a ONU.

No mês em que se comemora a fundação da associação, foi escolhido para a afiliação de novos associados, todos os meses são importantes, mas cabe destacar a preocupação de Lions Internacional com o programa de aumento de sócios. Durante o mês de outubro, no Brasil sera feito uma grande campanha visando o aumento de novos membros com os corações dispostos ao serviço leonístico.

Os Lions Clubes do Brasil sempre se destacaram e são reconhecidos pela Diretoria de Lions Internacional, formadores de grandes Leões, de grandes campanhas e de companheirismo, onde a cordialidade, a amizade é o elo de união entre os associados dos Clubes brasileiros. Atualmente através da CªL Rosane Teresinha J. Vailatti do Lions Clube de Jaraguá do Sul- Centro – Distrito LD-5 , o Brasil é representado na Diretoria Internacional, como a primeira mulher brasileira a ocupar um importante cargo Leonístico, eleita que foi na Convenção Internacional de Lions Clubes, realizado em junho último em Bangkok.

Lions Clube de Viçosa

Enquanto o mundo comemora os 91 anos do Lions Internacional, o Distrito LC12 comemora os 41 do Lions Clube de Viçosa, ao qual pertence o Zé do Pedal.

A comemoração foi no último dia 29, quando o clube realizou sua reunião festiva, no Restaurante Panorama, quando foram empossados 2 novos socios. Zé do Pedal participou da reunião pelo telefone e desejou aos novos membros um profícuo trabalho em prol daqueles que precisam.
Mais informação sobre o Lions e seu trabalho:


*Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo Bombinhas
Costa Esmeralda - Distrito LD - 5 - SC